top of page

VOLP

  • Cris Fernandes
  • 20 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Palavra cri-cri no Volp. Extraído de: http://www.academia.org.br.

De todas as palavras que você conhece da sua língua nativa, em quais surge uma duvidazinha no momento de escrever? Muitas é a resposta (ainda mais com esse Novo Acordo). Tenho quase certeza de que foi isso que você respondeu e olha que a ortografia do português não é tão cri-cri assim não.

A sigla VOLP, que dá título a este texto, refere-se ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.[1] A versão disponibilizada na internet é a de 2009 e possui 381.000 verbetes.[2] A Academia Brasileira de Letras, ABL, é a instituição responsável por organizá-lo.[3]

Capa do Volp. Extraído da página: http://www.academia.org.br.

Desde que o Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor, minha consulta a essa ferramenta de busca aumentou sensivelmente, mas acabei não encontrando algumas das palavras que busquei. Em todos os casos, escrevi para a ABL e fui gentilmente respondida.[4]

Pude, então, sanar minhas dúvidas quanto a grafia de ensino-aprendizagem e materno-infantil, que devem ser escritas com hífen, diferentemente de infantojuvenil. Segundo o VOLP, infanto é falso prefixo e não a forma reduzida do adjetivo infantil.[5] Talvez por isso os concursos de soletração sejam tão difíceis. Há sempre um detalhe que escapa. Aquelas duas primeiras não constam na plataforma.

As palavras videoaula e seminovo tampouco podem ser encontradas no VOLP. Nesse caso, a ABL assumiu que procura registrar o maior número possível de vocábulos, mas não há como dar conta de todos os existentes na língua portuguesa. Isso confirma que é impossível estar a par de tudo se o quesito é ortografia. Se uma instituição que se dedica a isso não consegue, é fácil perceber por que nós também não.

[2] Verbete refere-se a cada uma das entradas registradas em um dicionário com seus respectivos significados.

[3] O VOLP é elaborado pela equipe de Lexicografia e Lexicologia da ABL, coordenada pelo acadêmico e gramático Evanildo Bechara, representante do Brasil no Novo Acordo Ortográfico. Portanto, é o documento oficial da ABL (informação fornecida pela própria instituição). Digo isso porque no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, determinou-se que fosse produzido um Vocabulário Ortográfico Comum, VOC, da língua, que terá validade em todos os países que têm o português como língua oficial, mas ao se acessar o site do VOC, o VOLP é citado como plataforma de consulta do português brasileiro. Parece, então, na minha opinião, que estamos no meio do caminho para se assumir definitivamente o caráter oficial do VOLP (Acesse o VOC em: http://voc.cplp.org).

[5] O meu corretor ortográfico do Word sempre corrige quando escrevo infantojuvenil junto, mas, de acordo com a ABL, é sem hífen mesmo.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Volte sempre!

   © 2017


 

A salvação é pelo risco.

Clarice Lispector

bottom of page