Os homens explicam tudo para mim
- Cris Fernandes
- 17 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Quem nunca se viu naquela situação de ser nivelado por menos. Isso acontece com as mulheres o tempo todo. A artilharia não parte apenas dos homens, mas de qualquer pessoa. Parte de homens, na maioria das vezes, é verdade, mas também de outras mulheres. Não vamos excluir a família, os irmãos, os pais, as tias, os amigos, o chefe, etc. Mulheres, pensem, por um minuto apenas, em todas as ocasiões em que isso aconteceu a vocês. É difícil, né!? A lista é provavelmente bem grande. O livro "Os homens explicam tudo para mim" trata bem disso.
Rebecca Solnit parte de um episódio, cômico, no mínimo, em que um homem passou uma festa inteira dizendo a ela o que deveria ler e o tal livro era dela própria. Mas o tal homem não lhe deu a chance de dizer isso já que ficou o tempo inteiro destilando seu profundo conhecimento na cara dela. "Só sei que nada sei"... não é para isso que a máxima de Sócrates nos alerta? Pois é, essa frase deveria ser o mantra de muita gente, mas... O livro está super recomendado. Se puder fazer uma crítica, diria que a autora poderia ter cortado alguns dos ensaios que não seguiam a temática do livro.

Aproveitando a ocasião, também quero indicar "Para educar crianças feministas - Um manifesto" da Chimamanda Ngozi Adichie. Nesse livro bem curtinho, a autora responde à pergunta de uma amiga sobre como ela deveria criar a filha a partir da igualdade de gêneros. Chimamanda dá conselhos a partir de situações práticas e nos ajuda a enxergar como o preconceito e o machismo são incutidos nas cabeças de meninos e meninas. Só leiam!
Os homens explicam tudo para mim (2017)
Rebecca Solnit
208 páginas
Editora Cultrix
Para educar crianças feministas - Um manifesto (2017)
Chimamanda Ngozi Adichie
96 páginas
Editora Companhia das Letras
Comentarios