top of page

Nossas Noites

  • Cris Fernandes
  • 21 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Capa do livro Nossas Noites de Kent Haruf

Todos nós já sentimos solidão na vida. Mais vezes do que gostaríamos eu diria. Não vou dizer que ficar sozinho, no sentido literal da palavra, seja ruim. Não é. É até bom. Fazemos o que queremos, na hora que queremos. Não precisamos atender as necessidades alheias em primeiro lugar. Nós somos a prioridade. Comemos o que queremos. Não lavamos a louça se não quisermos. Paraíso muitos diriam. E não nego que essa visão do Éden seja necessariamente ruim. Mas tenho minhas dúvidas quanto a viver sozinho dias e noites e perceber nisso algum benefício.

Se me perguntassem o tema do livro que escolhi para ler em fevereiro, diria de cara que é solidão (embora outros assuntos sejam tratados, claro). A história de Nossas Noites de Kent Haruf aborda a solidão na velhice ou terceira idade, se preferirem. Um dia a viúva Addie, cansada de passar suas noites sozinha, resolve convidar seu vizinho, também viúvo, Louis, para dormir com ela. Só dormir e conversar e às vezes tomar um vinho, no caso dela, e uma cerveja, no caso dele. Ele acha estranho, mas topa.

Doeu o coração ler esse livro. Principalmente pelo final. Fiquei pensando se o próprio autor não estava contado uma história dele mesmo. Os personagens e ele tinham mais ou menos a mesma idade (setenta anos). Depois fiquei pensando se sentir solidão é o que nos acontece aos setenta. Depois achei que não. A solidão é uma coisa que vai acontecendo ao longo da vida. Só que tem um momento em que ela fica mais evidente. Isso sim!

A velhice não é para ser triste. Addie, por exemplo, em um primeiro momento, decide não se importar com o que outros pensam sobre ela e Louis. Diz que é uma espécie de decisão de ser livre, mesmo na idade dela.

O livro é curto. Dá para ler em uma sentada, como dizem, e está recomendadíssimo. Acho a capa especialmente bonita.

O filme dessa história tocante foi produzido pela Netflix (O nome em inglês em Our souls at night).

Nossas Noites (2017)

Kent Haruf

157 páginas

Editora Companhia das Letras

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Volte sempre!

   © 2017


 

A salvação é pelo risco.

Clarice Lispector

bottom of page